Meu orçamento
0

Inovações

Miomagneto


Equipamento sensório-motor ativador dos movimentos funcionais da Coordenação olho-mão.O MIOMAGNETO foi criado pela terapeuta ocupacional Ivana Lopes Vieira em fevereiro do ano de 2003. 

A partir do trabalho com o Standarte, Ivana percebeu a necessidade de ativar a coordenação olho-mão através de uma informação sensorial mais intensa, especialmente visual, proprioceptiva e tátil. Essa necessidade ocorre durante o movimento funcional dos membros superiores e mãos para o alcance e preensão concomitante, quando o paciente precisa alcançar objetos, transpor de local nos espaços do standarte fazendo um seguimento visual sincronizado durante toda movimentação. 

O paciente algumas vezes interrompia a sequência da tarefa ao buscar visualmente o alvo, quando precisava coordenar seus movimentos simultâneos de cabeça, braços e mão em direção a este. Ocorria nestes casos um movimento mais lento e fragmentado provocado por deficiências globais no sistema neuromotor. 

Para não interromper o acompanhamento visual durante essa mudança de planos espaciais exigida nesta sequência de movimentos, o MIOMAGNETO auxiliou de forma mais eficiente essa coordenação olho-mão quando o paciente necessita realizar tarefas que exigem com mais frequência esses movimentos funcionais de cabeça-olho-mão. Sua utilização exige um bom alinhamento biomecânico e postura correta da cabeça, ombro, cotovelo e mão e seu tamanho deve ser ajustado para cada paciente em função dos graus de liberdade exigidos durante o movimento funcional de cada um.Seu design, propriedades e região onde é usado no corpo do paciente são as condições e os elementos estratégicos que fazem do MIOMAGNETO um excelente recurso sensorial e motor que melhora a atenção e concentração durante essa coordenação sincronizada essencial, a qual ativa a força muscular que vai se graduando durante o movimento solicitado. 

Essa graduação depende também da forma, peso, tamanho e textura dos objetos inseridos na tarefa.

Direcionando os olhos em etapas sequenciais primeiramente para o braço, mão e finalmente para o objetivo a ser alcançado, o MIOMAGNETO facilita a posição neutra do antebraço, dissocia funcionalmente o lado ulnar e radial da mão, gradua o peso da força dela sobre todos os tipos de objetos inclusive os pequenos ou que exigem habilidades mais refinadas como , segurar um lápis manipular uma tesoura , solicitando através dessa graduação a presença constante da visão. 

Movimentos funcionais orais Também são facilitados e ativados com o MIOMAGNETO. Uso do MIOMAGNETO entre a articulação da falange proximal do polegar com falange proximal de outro dedo escolhido. 

Miomagneto em outras regiões do corpo.

O Miomagneto pode ser usado nos membros inferiores como estímulo proprioceptivo para manter os pés sobre uma superfície de apoio.E usado acima da articulação dos joelhos ligando esta região ao halux. Ao movimentar os membros inferiores, o halux é tracionado para cima transferindo o peso para o calcanhar, consequentemente, inibindo a hiper-extensão dos joelhos. Usado na altura do ombro, estimula através da informação proprioceptiva, a rotação externa do úmero e a adução das escapulas, ativando a retificação do tronco, especialmente nas posturas sentada e de pé. 

Em todas regiões do corpo, o MIOMAGNETO é um recurso sensório-motor que ativa o alerta melhorando a atenção e concentração do paciente.

O Miomagneto é mais um dos equipamentos que podem ser usados em conjunto com o Standarte. 

Miomagneto Ortóptico


O Miomagneto Ortóptico apresenta as mesmas propriedades físicas do Miomagneto original. Em alguns aspectos se diferencia por seu local de uso, entre o cotovelo e o ombro, e também por um novo acessório, um disco amarelo e preto, de metal e acrílico, respectivamente, que apresenta na sua parte central um pequeno orifício por onde passam os dois elásticos que devem ser cruzados antes de conectar os braços às mãos. O elástico usado no membro superior direito (MSD) atravessa o disco nesse orifício, cruzando em direção a mão esquerda, e o elástico do membro esquerdo (MSE) cruza em direção a mão direita. Como colocor o Miomagneto Ortóptico no paciente Circular maior - Usado no braço entre o ombro e o cotovelo.
Circular média - Usada na região da mão, envolvendo o dorso e a palma da mão.
Circular menor - Envolve a falange proximal do polegar.Funcionalidade do disco de metal e acrílico Deslizar em movimento linear e rotatório simultaneamente quando o paciente realiza os movimentos de abdução e flexão do ombro e extensão dos braços sincronicamente. Adere pequenos objetos imantados e de velcro de diferentes formas. Objetivo funcional Ativar sinergicamente os sistemas sensoriais (somatosensorial, vstibular e visual). Estimular o sistema óculo motor para melhor funcionalidade dos olhos através de movimentos ativados por vários músculos. Graduar e ativar a força muscular dos braços, alinhando e dando mais simetria ao corpo do paciente, especialmente o tronco. Realiza a integração bilateral em amplitudes variadas do alcance.  

Equipamentos Suspensos


 Movimentos funcionais na postura de prono com movimento alternado de extensão/flexão; uma das mãos fica apoiada na base do Standarte para sustentar o peso de um lado (estabilidade) enquanto o outro lado executa a tarefa (mobilidade). O movimento da rede, rotacional ou linear, é ativado com a ajuda do terapeuta; ele irá facilitar o processo e alinhar o corpo do paciente durante a escalada até o quadro através dos membros superiores. O paciente vai retirar o objeto do chão e colocar em outro plano mais alto. Ativação dos sistemas:
* Vestibular
* Visual
* Somatossensorial

Na postura sentado 
Na plataforma, o paciente pode se manter sentado mesmo com a instabilidade da plataforma. O paciente apoia os pés na base do Standarte. O pouco de movimento provocado pela instabilidade da plataforma durante a tarefa irá ativar a musculatura do tronco, cabeça, membros superiores e quadril, além de ativar o nível de alerta estimulado pelo sopro e pela dinâmica funcional da tarefa. Sistemas ativados:
* Vestibular
* Visual
* Somatossensorial
* Respiratório

Rolo suspenso


 Juntamente com o movimento de alcance, acima de 90º, ativado pela haste móvel (Standarte) para melhorar e ativar o controle da musculatura abdominal e da respiração.Sopro com canudo no recipiente em cima da roleta O paciente mantém seu corpo sustentado pelas duas mãos nos cabos bilaterais da roda, os pés ficam apoiados na base do suporte. Movimento funcional do quadril,
pernas e pés.
Sistemas ativados: 
* Vestibular
* Visual
* Somatossensorial

Com o objetivo de alcançar, puxar objetos em planos espaciais diferentes com estratégias variadas.

Mudança no ambiente terapêutico, na rede suspensa, utilizando objetos no quadro de velcro conjugado com a mesa de acrílico ou a roleta. 

 Com o objetivo de alcançar, puxar objetos em planos espaciais diferentes com estratégias variadas.

Mudança no ambiente terapêutico, na rede suspensa, utilizando objetos no quadro de velcro conjugado com a mesa de acrílico ou a roleta.