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Utilização

Veja exemplos na utilização do Standarte conjungando alguns acessórios:


A mesa de acrílico está aqui conjugada com o quadro de acrílico e um bastão horizontal. A mesa pode ter a inclinação desejada; nela podem ser colocados recipientes plásticos (fornecidos) de formas e profundidades diferentes que servem para colocar materiais de texturas variadas como grãos, água e outros. é um acessório importante que auxilia no trabalho sensorial e perceptivo e pode ser colocado em qualquer altura dependendo da postura da criança. O quadro de acrílico permite aderência de materiais de espuma ou emborrachados quando em contato com a água. Neste caso, é trabalhada a postura da criança em cima de uma prancha de equilíbrio.
É sustentada pelo bastão horizontal. Seu uso pode ser conjugado com outros acessórios. A haste promove o movimento dos braços em várias amplitudes e favorece a ação da força e resistência contra ação da gravidade. Pode ser usada em qualquer altura de acordo com a postura da criança, seja de pé, sentada, de prono ou supino. O Standarte pode ficar de lado, atrás ou à frente da criança. 

Nesta ilustração, cartelas em papelão ou madeira são afixados à mesa constituindo elementos estimuladores da linguagem. (cartelas ou outros objetos são presos por meio de lâminas de ímã). é uma excelente atividade para a coordenação olho-mão. Para pacientes com disfunção neuromotora do tipo atetóide, todo material imantado auxilia na preensão, através da informação proprioceptiva durante a aderência no quadro metálico. Qualquer objeto pode ser colocado quando em contato com o laminado de ímã.

Essa situação permite uma variedade de movimentos nos troncos superior e inferior, integrando os movimentos da cintura escapular e pélvica. Nesta atividade valoriza-se a percepção de objetos variados associados a letras.
Os bastões são sustentados pelas barras que definem o tipo de movimento. Se a barra estiver mais baixa e a criança estiver de pé, o trabalho será entre a cintura escapular e pélvica. Pode-se trabalhar com a criança de pé ou sentada. A posição "sentada" permite variações tanto no recurso "onde sentar-se" ou no posicionamento dos membros inferiores. O membro superior permanece na posição intermediária (entre supinação e pronação de antebraço) alternando com extensão e flexão do cotovelo durante o movimento. OBS: Os discos coloridos nos furos da barra são componentes de informação visual que orientam até onde as mãos devem chegar. 
  
Estes bastões podem estar fixos ou movimentarem para frente e para trás. Neste caso, a criança movimenta-se inclinando o tronco para frente com auxílio dos bastões (eles dão sustentação para que ela alcance os objetos na mesa). O terapeuta conduz o movimento na pelves dissociando os membros inferiores e favorecendo o impulso e a mobilidade do quadril.

Essa situação permite uma variedade de movimentos nos troncos superior e inferior, integrando os movimentos da cintura escapular e pélvica. Nesta atividade valoriza-se a percepção de objetos variados associados a letras.
  
Divisão ao meio no sentido horizontal

Bastão horizontal - Mesa de acrílico Através do contraste de cores, o quadro preto e branco ajuda na informação visual. De acordo com a necessidade, o terapeuta pode estimular o movimento dos olhos em variadas direções.Auxilia no trabalho espacial permitindo a aderência de materiais de espuma e emborrachados como também o uso de canetas coloridas para quadros brancos. O bastão horizontal favorece a estabilidade de um membro superior quando o outro lado está em uso, impedindo uma possível assimetria. De acordo com a disposição e altura dos acessórios, pode-se trabalhar com a criança em qualquer postura.  
Preparando para atividades essenciais como alimentar-se sem ajuda.

Os utensílios necessários à alimentação ficam encaixados à mesa.O apoio da mão no bastão mantém o tronco alinhado e sustentado durante a tarefa.Exemplo: o biscoito pode ficar num recipiente, o suco em outro, etc. a criança pode manusear os utensílios sem ajuda e aprende a agrupá-los de acordo com a necessidade.  
O bastão auxilia na colocação de objetos suspensos; permite ao paciente o movimento de alcance dos braços e movimentos dos dedos.

De acordo com a posição do objeto, pode haver a movimentação da cabeça favorecendo o estímulo visual na transposição do objeto de um lugar para outro.  
Com o bastão horizontal de duas cores a criança faz o movimento de pronação e supinação do antebraço alternadamente.

As cores facilitam o movimento pela presença da informação visual.O terapeuta dá estabilidade ao tronco da criança para que o movimento nos membros superiores ocorra de forma mais adequada.Essa atividade prepara para os trabalhos de escrita, recorte e outros que necessitem de estabilidade e mobilidade dos membros superiores  
Bastão horizontal/Bastão vertical curto

Esse tipo de trabalho ajuda nos casos de problemas posturais do tronco, especialmente hemiplegias e dificuldades de escrita.Sentado na lateral no rolo, o movimento de rotação é possível com uma mão no bastão horizontal e a outra no vertical curto. Esse último permite a mobilidade do braço porque para movimentar-se para frente e para trás, o lado esquerdo permanece estável e o direito se movimenta.OBS: as posturas do braço e mão mudam de acordo com o tipo de bastão.Bastão vertical curto:Pode-se colar neste bastão um metal na ponta para que se possa pegar objetos imantados.  
Bastão horizontal/Bastão vertical curto

Esse tipo de trabalho ajuda nos casos de problemas posturais do tronco, especialmente hemiplegias e dificuldades de escrita.Sentado na lateral no rolo, o movimento de rotação é possível com uma mão no bastão horizontal e a outra no vertical curto. Esse último permite a mobilidade do braço porque para movimentar-se para frente e para trás, o lado esquerdo permanece estável e o direito se movimenta.OBS: as posturas do braço e mão mudam de acordo com o tipo de bastão.Bastão vertical curto:Pode-se colar neste bastão um metal na ponta para que se possa pegar objetos imantados.  
Standarte associado a outro recurso - Escada

Para crianças com dificuldade de movimentos como abaixar para pegar algum objeto, ou ainda precisam sentar-se para alcançar algo.O bastão facilita o movimento da criança, dando-lhe á sustentação através da mão apoiada.O Standarte oferece uma informação visual diversificada que facilita o movimento mais funcional na execução da tarefa.RampaAqui a mesa de fórmica é colocada na base do Standarte como se fosse uma rampa. 
As mãos são posicionadas de forma a evitar um desvio ulnar com o cotovelo em semi-flexão.

Neste caso ocorre o movimento dissociado dos dedos quando estes agarram as bolinhas que são colocadas na canaleta existente no bastão diagonal, através do movimento da pinça.A posição da canaleta no bastão onde as bolinhas são colocadas favorece o trabalho de coordenação olho-mão e graduação da força nos dedos.Posição de rotação externa do úmero com movimento dos braços através da haste móvel.Este movimento inclui mobilidade pélvica e posição de rotação externa do úmero com apoio das mãos no bastão horizontal.Com esse acessório a terapeuta posiciona o úmero dando mais estabilidade ao gradil costal.  
É uma roda com quatro cores - 43 cm de diâmetro - revestida em fórmica que gira de acordo com o impulso das mãos através de dois cabos. A roleta se fixa à barra de suporte do equipamento.

Pode ser conjugada com outros acessórios.Posturas possíveis:- De pé
- Sentado
Promove a o movimento do ombro abaixo e acima de 90º associado aos movimentos do cotovelo e punho; movimentos que se alternam entre flexão/ extensão de cotovelo e punho e supinação/ pronação do cotovelo. 
É um tecido apropriado que reveste o quadro de metal.

Oferece aderência a objetos que tenham velcro; também proporciona ao paciente um movimento de preensão, exigindo uma graduação do movimento de força ao puxar os objetos para retirá-los do quadro.  
Duas hastes pequenas que são encaixadas como a haste maior no bastão horizontal. Estas mini-hastes trabalham o movimento dos membros superiores alternadamente como:

- flexão do ombro abaixo e acima de 90º; 
- abdução e adução das escápulas; 
- flexão e extensão do cotovelo e punho.
Pode ser conjugada com outros acessóriosTrabalha o movimento bilateral dos membros superiores estimulando o ritmo através da conjugação e alternância dos movimentos de flexão dos ombros (direito/esquerdo) abaixo e acima de 90º, abdução e adução das escápulas (direita/ esquerda), flexão e extensão do cotovelo (direito/ esquerdo) simultaneamente.Essa atividade exige um bom controle e planejamento motor para que haja sintonia do movimento com ambos os lados.