Uso do Standarte com Equipamentos Suspensos
Equipamentos Suspensos
Movimentos funcionais na postura de prono com movimento alternado de extensão/flexão; uma das mãos fica apoiada na base do Standarte para sustentar o peso de um lado (estabilidade) enquanto o outro lado executa a tarefa (mobilidade). O movimento da rede, rotacional ou linear, é ativado com a ajuda do terapeuta; ele irá facilitar o processo e alinhar o corpo do paciente durante a escalada até o quadro através dos membros superiores. O paciente vai retirar o objeto do chão e colocar em outro plano mais alto. Ativação dos sistemas:
* Vestibular
* Visual
* Somatossensorial
Na postura sentado
Na plataforma, o paciente pode se manter sentado mesmo com a instabilidade da plataforma. O paciente apoia os pés na base do Standarte. O pouco de movimento provocado pela instabilidade da plataforma durante a tarefa irá ativar a musculatura do tronco, cabeça, membros superiores e quadril, além de ativar o nível de alerta estimulado pelo sopro e pela dinâmica funcional da tarefa. Sistemas ativados:
* Vestibular
* Visual
* Somatossensorial
* Respiratório
Rolo suspenso
Juntamente com o movimento de alcance, acima de 90º, ativado pela haste móvel (Standarte) para melhorar e ativar o controle da musculatura abdominal e da respiração.Sopro com canudo no recipiente em cima da roleta O paciente mantém seu corpo sustentado pelas duas mãos nos cabos bilaterais da roda, os pés ficam apoiados na base do suporte. Movimento funcional do quadril,
pernas e pés.
Sistemas ativados:
* Vestibular
* Visual
* Somatossensorial
Com o objetivo de alcançar, puxar objetos em planos espaciais diferentes com estratégias variadas.
Mudança no ambiente terapêutico, na rede suspensa, utilizando objetos no quadro de velcro conjugado com a mesa de acrílico ou a roleta.
Com o objetivo de alcançar, puxar objetos em planos espaciais diferentes com estratégias variadas.
Mudança no ambiente terapêutico, na rede suspensa, utilizando objetos no quadro de velcro conjugado com a mesa de acrílico ou a roleta.